quarta-feira, 14 de março de 2012

Sistemas ERP e a Contabilidade

Com base na leitura do artigo "Sistemas E.R.P. (Enterprise Resource Planning) e a contabilidade gerencial", é possível identificar a forte necessidade de implantação dos sistemas ERP na contabilidade como um todo. A integração das informações contábeis traz à empresa  a agilidade nos processos, e elimina a redundância nos dados, já que estes se integram automaticamente de um setor para outro, tornando a contabilidade uma rede totalmente interligada a todos os setores, e principalmente, eficiente.
Ernesto Haberkorn em seu livro Gestão Empresarial com ERP diz que a contabilidade exerce um papel fundamental em um Sistema ERP, pois é para lá que convergem todos os dados que de alguma forma alteram o patrimônio de uma empresa. Exemplo disso é que através dos lançamentos automáticos as contas de estoques são atualizadas a cada movimentação de material, o custo da mercadoria vendida é contabilizado a cada nota emitida, o que permite uma perfeita integração entre o controle de estoque e a contabilidade.
A integração entre os módulos é obtida através do aproveitamento total dos dados de entrada, onde estas informações são compartilhadas entre os módulos correspondentes dentro do sistema. Com isso não há qualquer redundância na digitação dos dados, sem diminuir o rigoroso controle administrativo e financeiro.
Assim, percebemos que o uso de um sistema ERP é de extrema importância também na contabilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário